POR FAVOR ME AJUDEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMeu preciso que alguém me ajude em quatro questões, o que eu preciso são todos os dados e as contas que foram necessárias:
1) Um sitiante levava a feira um certo número de caixas de tomate, que pretendia vender á R$ 5,20 cada. Num acidente na estrada, 9 delas se perderam. Na feira, as caixas restantes foram vendidas á R$ 6,40 cada uma, obtendo-se o mesmo valor previsto inicialmente. Qual o número de caixas com que saiu do sítio, antes do acidente?

2) O perímetro de um triângulo isoceles é 65cm, e a base é 7/3 da medida dos lados. Quanto mede cada lado desse triângulo?

3) Um litro de vinho tipo A custa R$6,00 , e o tipo B R$4,80. Quantos litros de vinho tipo A devem misturar a 100 litros de vinho tipo B para se obter um vinho tipo C, que custe R$5,50 o litro?

4) Somando a minha idade com a da minha mãe temos a idade da minha avó. Eu tenho 1/3 da idade da minha mãe, e a minha avó tem 72 anos. Quantos anos eu tenho?

POR FAVOR ME AJUDEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

2

Respostas

2014-08-30T20:51:12-03:00
Note: 

1) Quando o comerciante perdeu as 9 caixas, ele aumentou o preço das que restaram em R$ 1,20 (R$ 6,40 - R$ 5,20) para não ter prejuízo. Então as 9 caixas que valiam R$ 5,20 valiam ao todo: 

9 × R$ 5,20 = R$ 46,80 

Esse valor foi dividido em cotas de R$ 1,20 que foram somadas ao preço das demais caixas. Para saber quantas caixas, basta dividir: 

R$ 46,80 ÷ R$ 1,20 = 39 caixas 

Ou seja, se aumentasse o valor em R$ 1,20 das 39 caixas que sobraram ele ganharia R$ 46,80 a mais, que serveria para compensar a perda das 9 no acidente. 

2)Como ele tem, então, 39 caixas e 9 foram perdidas, é porque ele tinha: 

39 caixas + 9 caixas = 48 caixas 

Resposta: Antes do acidente o sitiante tinha 48 caixas de tomates.
Classificação e comentário do autor da pergunta

4) P = soma dos lados 
Triângulo isósceles é o triângulo que tem dois lados iguais e um diferente. 

P = 2x + 7x/3 
2x + 7x/3 = 65 
13x/3 = 65 
13x = 65 * 3 
x = (65*3):13 
x = 15cm 
Resposta: Os dois lados iguais medem 15 cm cada e a base, 35cm.



Obs: Não entendi a 3ª e não respondi tá , mas espero te ajudado =)






1 5 1
muito obrigada, obrigada mesmo
vc poderia me explicar o pq que a base é 35cm
n precisa explicar + acabei de entender, ms + uma vez obrigada
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-31T00:49:56-03:00
Olá, Lalá !

1) Vamos chamar de k o número de caixas procurado.

Assim, o sitiante pretendia vender cada uma das k caixas por 5,20 reais.

Ou seja, ele pretendia obter nessas vendas 5,20k reais.

Mas, 9 caixas se perderam num acidente e o sitiante vendeu cada uma das k-9 caixas restantes por 6,40 reais.

Deste modo, ele ganhou com essas vendas (k-9)\cdot6,40 reais e o obteve o mesmo valor previsto.

Isso significa que

5,20k=(k-9)\cdot6,40~\Rightarrow~5,20k=6,40k-57,6~\Rightarrow~6,40k-5,20k=57,6.

Assim, 1,20k=57,6~\Rightarrow~\boxed{k=48}.

Logo, o sitiante saiu do sítio com 48 caixas antes do acidente.


2) Vamos chamar de b a medida da base e l a medida dos lados.

Como o perímetro desse triângulo é 65~\text{cm}, temos b+2l=65.

Além disso, sabemos que, a base é \dfrac{7}{3} da medida dos lados, isso implica que, b=\dfrac{7l}{3}.

Assim,

\dfrac{7l}{3}+2l=65~\Rightarrow~7l+6l=195~\Rightarrow~13l=195~\Rightarrow~\boxed{l=15~\text{cm}}.

Deste modo, a base desse triângulo mede \dfrac{7\cdot15}{3}=35~\text{cm}.

Os lados desse triângulo medem 15,15 e 35~\text{cm}.


3) Como um litro do vinho tipo B custa 4,80 reais, podemos afirmar que, 100 litros desse vinho custam 480 reais.

Queremos obter um vinho tipo C que custe 5,50 o litro.

Para isso temos o vinho tipo A que custa 6,00 o litro.

Se misturarmos L litros do tipo A com 100 litros do tipo B 
teremos L+100 litros no total.

Além disso, L litros do vinho tipo A custam 6L reais.

Como queremos que 5,50 reais o litro devemos ter:

\dfrac{6L+480}{L+100}=5,50~\Rightarrow~6L+480=5,50L+550~\Rightarrow~0,50L=70~\Rightarrow~\boxed{L=140}

A resposta é 140 litros.


4) Vamos chamar a sua idade de k.
 
A idade da sua mãe é o triplo da sua, então é 3k.

Somando a idade de vocês, obtemos 72. Logo:

k+3k=72~~\Rightarrow~~4k=72~~\Rightarrow~~\boxed{k=18}

Você tem 18 anos.

Espero ter ajudado, até mais ^^
2 5 2