Um restaurante, com cardápio que varia diariamente, funciona rigorosamente todos os dias. O filé de frango grelhado faz parte do seu cardápio somente de 3 em 3 dias, e o file de peixe grelhado faz parte do seu cardápio de 4 em 4 dias. Em um domingo, ambos fizeram parte do cardápio deste restaurante e apos esse domingo, não houve mudança na regularidade dos dias em que essas carnes compuseram o cardápio desse restaurante.Assim a próxima vez que ambos fizeram parte do referido cardápio , no mesmo dia, foi uma quarta,quinta,terça ou sexta feira.

como faço o calculo para chegar em determinada resposta??

Obrigada!!

2

Respostas

2014-08-30T19:36:39-03:00
Questao de mmc...
tira o mmc de 4 e 3
4, 3 |2
2, 3 |2
1, 3 |3
1, 1

multiplicando os fatores, 2×2×3=12
daqui a 12 dias eles se encontram agora so contar os dias da semana daqui a 12 dias

era domingo, daqui a 7 dias outro domingo, mais 5 dias da na sexta feira
1 5 1
A melhor resposta!
2014-08-30T19:38:38-03:00
MMC é a mesma coisa que Mínimo Múltiplo Comum. Significa, por exemplo: 
temos dois números, o 2 e o 4. Os múltiplos deles são:
Múltiplos de 2 = {0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, etc.)
Múltiplos de 4 = {0, 4, 8, 12, 16, 20, 14, etc.)
Quando os múltiplos se encontram? No 0, é claro. Mas uma coisa que você deve sempre ter em mente quando ver o MMC: nunca conte o 0. Então o MMC de 2 e 4 é 4. 
Sim, eu sei que eles também se encontram no 16, mas nesse caso, é MÍNIMO. Então o primeiro.
-----
Nessa conta, você precisa descobrir o MMC de 3 e o de 4.
Múltiplos de 3: 0, 3, 6, 9, 12...
Múltiplos de 4: 0, 4, 8, 12...
12 é o MMC.
Então, você vai contando 12 dias a partir de domingo.
Segunda (1), Terça (2), Quarta (3), Quinta (4), Sexta (5), Sábado (6)... Sexta (12). 
Então as carnes vão ser servidas juntas novamente na segunda sexta após o primeiro domingo. A resposta é sexta-feira.

4 3 4
"Nas sextas" não. Numa sexta (a 2ª sexta após aquele domingo), pois serão servidos novamente numa quarta (a 2ª quarta após aquela sexta) e assim por diante. Espero ter acrescentado algo. Um grande abraço.
Erro meu. Vou editar. Será servida novamente em uma sexta, e da próxima vez em uma quarta. No caso da pergunta, é sexta. Obrigada pela informação.
;)