Uma pequena empreiteira recebeu R$ 1 500,00 por uma obra realizada em uma residência. Para este trabalho, foram empregados um pedreiro, um bombeiro hidráulico e um eletricista, que devem receber, pelo serviço, quantias diretamente proporcionais aos dias trabalhados.Sabendo que eles trabalharam 2, 3 e 5 dias, respectivamente, e que o dono da empreiteira fica com 20% do valor pago pela obra, pode­se afirmar que

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-30T21:59:42-03:00
Pode-se afirmar que 20% de 1500 são 300. Ou seja, 1200 para todo o serviço. Ouve no total, 10 dias trabalhados. Então, o dia vale 120 reais.

Quem trabalhou 2 dias recebeu R$240.
Quem trabalhou 3 dias recebeu R$360.
Quem trabalhou 5 dias recebeu R$600.
A empreiteira ficou com 20% que é R$300.
No total, foram gastos R$1500.

Agora, como você não colocou alternativa, usa os valores ganhos por cada um para resolveu seu exercício.

Boa noite, campeão.
2 5 2
vc´s são demais muito inteligente mesmo
Magina, amigo! Se você tem uma dúvida, vamos resolve-la. Me aceita aí!
2014-08-30T22:03:20-03:00
Você vai somar os dias, ou seja, 10 e sabendo que o empreiteiro vai receber 20% do valor total que é 300 reais , montamos a equação:
10X - 300 = 1500
10X = 1500-300
10X = 1200
X = 1200/10
X = 120
Agora é só peger este valor e multíplicar pelos números  de dias trabalhados
Pedreiro = 2 X 120 = 240 reais
Bombeiro = 3 X 120 = 360 reais
Eletricista = 5 X 120 = 600 reais
1 5 1