Quando exerço meus deveres de irmãos, de marido ou de cidadão e ponho em prática os compromisso aos quais me empenhei, cumpro obrigações que estãodefinidas na lei e no costume e que são externas a mim mesmo e às minhas ações (...) De um modo semelhante, o fiel descobre, a partir do nascimento, como já prontas, as crenças e as práticas de sua vida religiosa; se elas já existiam antes dele, logo, existem fora dele. Os sistemas de sinais que emprego para expressar meus pensamentos, o sistema monetário que uso para pagar minhas dívidas e os instrumentos de crédito que utilizo em minhas relações comerciais, a prática que sigo em minha profissão, etc. – tudo funciona independentemente da forma como aproveito. Considerando-se, por sua vez, cada membro da sociedade, seria possível fazer os seguinte comentários a respeito de cada um." (Durkheim).Pela trecho acima citado podemos afirmar que:

1

Respostas

2014-08-31T12:52:03-03:00
Durkheim refere-se aos Fatos Sociais, que consistem na maneira de agir , pensar e sentir, os quais exercem coerção sobre o indivíduo.
   Nesse trecho, Durkhein faz referencia a uma d as 3 características atribuídas aos Fatos Sociais: a EXTERIORIDADE.
   Pois, segundo ele, Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos; as regras sociais, costumes e leis (por exemplo) já existem antes do nascimento das pessoas, e cabe a elas se adaptarem as "regras".