Respostas

2014-08-31T15:32:18-03:00
Olá, 

Os Mencheviques (minoritários) - Marxistas 

A origem do nome Mencheviques significa minoria, pois na hora da divisão estes foram os que tiveram menos votos Menshe = menos números. Eram os Ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo, para só então almejar o Socialismo. Defendiam uma revolução burguesa contra o Czarismo, liderada pela Duma, pleiteiando transformações progressivas da sociedade. Entre os seus principais líderes destacaram-se Gheorghi Plekhanov e principalmente Iulii Martov.


Os Bolcheviques (majoritários) - Socialistas 

A origem do nome Bolcheviques significa maioria, pois na hora da divisão estes foram os que tiveram mais votos Bolshe = maior números. Estes defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, daí o símbolo da bandeira que tem a foice representando os camponeses e o martelo representando os operários. 
Tinha como principal líder e representante Lênin e apoiavam-se nos sovietes. Apesar disso, tanto os mencheviques como os bolcheviques continuavam a catalisar o crescente e generalizado descontentamento da população russa contra o czarismo.
1 5 1