Em tempos de globalização, o esporte é transformado de mera prática de uma atividade em terreno fértil para a criação de ídolos. É o que procura analisar Everton de Albuquerque Cavalcanti e André Mendes Capraro em A mídia e o ídolo Ronaldo: analisando as matérias da folha on-line (2002-2009). Observe a citação reproduzida da Folha e o comentário dos autores logo em seguida:

"Líder do Brasil dos "erres" de Luiz Felipe Scolari, Ronaldo supera o trauma do fiasco de 1998, que terminou marcado por uma crise nervosa e pela derrota diante dos franceses na final. E entra para a história como unanimidade nacional, um craque completo, ídolo máximo do país do futebol" (NAVARRO, 2002).

A Folha On-line alça Ronaldo "Fenômeno" à condição de ídolo. Ao longo da história do esporte percebem-se possíveis influências do ídolo no ideal do torcedor através da mídia. A globalização acelera o processo de difusão de informações pelos meios de comunicação, possibilitando uma maior exposição dos atletas, que passam a ser mais reconhecidos.

Fonte: CAVALCANTI, Everton de Albuquerque; CAPRARO, André Mendes. A mídia e o ídolo Ronaldo: analisando as matérias da folha on-line (2002-2009). Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 741-755, jul./set. 2013. p. 742.

Tendo como ponto de partida o universo esportivo, faça uma análise do papel das tecnologias na difusão das informações e na criação de ídolos.

A seguir algumas perguntas que podem ajudar a entender a relação entre esporte e tecnologia:

É possível pensar no esporte sem o amparo dos meios de comunicação?

Os ídolos são realmente grandes atletas ou o mito é maior do que a realidade?

1

Respostas

2014-09-02T15:13:42-03:00
  Eu diria ser impossível pensar  ou até mesmo falar no esporte sem o amparo dos meios de comunicação, uma vez que os mesmos fazem com que os grandes e renomados atletas, venham a virar ídolos. Pois é através dos jornais, das revistas, da televisão e das redes sociais que é transmitido toda a história da vida do atleta, fazendo com que esse seja reconhecido. Eu diria que nos dias de hoje, muito em alta estão as redes sociais, sendo que milhares de pessoas "curtem" e "compartilham" o que mais gostam e o que as " agradam", sendo assim não há do que se falar em ídolos, sem mencionar a mídia e a comunicação. 

5 3 5
Os meios de comunicação são instrumentos que nos ajudam a receber ou transmitir qualquer tipo de assunto.
O esporte é algo  valorizado no país, entretanto, os meios de comunicações fazem com que esses esportes sejam supervalorizados. A partir deste contexto, surgem os ídolos , que são na verdade pessoas normais com algumas habilidades mais desenvolvidas do que das outras pessoas, isso por causa de treino, para o aprimoramento da função.
Ha pessoas com varias competências, mas isso nao as fazem sobre humanas.