Respostas

2014-09-01T15:47:35-03:00
A palavra “botânica” provém do grego botané, significa “planta forrageira, erva” e é derivada do verbo boskein, “alimentar”. É o ramo das Ciências Biológicas que estuda as plantas. O estudo das plantas tem se desenvolvido por milhares de anos, a exemplo de todos os ramos da ciência, ela se tornou diversa e especializada apenas durante os três últimos séculos. Até pouco mais de um século atrás, a botânica era uma subárea da medicina, a qual de dedicavam principalmente médicos que estudavam as plantas para fins medicinais e que estavam interessados na determinação de similaridades e diferenças entre plantas e animais.
Botânica é o estudo da fisiologia, morfologia, ecologia, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição, dentre outros aspectos das plantas. Essa ciência foi reconhecida como tal , juntamente com os cursos de Biologia.
A história dessa área das ciências naturais nos remete a um passado bem longínquo: sabe-se, por exemplo, que no ano 370 antes de Cristo, um filósofo grego chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles - este que havia classificado as plantas em “com flores” e “sem flores” - escreveu dois tratados: "Sobre a História das Plantas" (Historia Plantarum) e "Sobre as Causas das Plantas".
Não foi por acaso que os nossos conhecimentos sobre os fenômenos osmóticos, que hoje constituem uma das bases da fisiologia, tiveram por ponto de partida os estudos dos botânicos De Vries e Pfeffer, realizados com a célula vegetal. Também as leis de hereditariedade foram constatadas em primeiro lugar nas plantas por Mendel.A botânica está intimamente ligada a outros domínios das ciências naturais. Sob este ponto de vista são de grande importância a química, a física, a geologia, a zoologia, a geografia e a meteorologia. Estas ligações são representadas por várias ciências intermediárias. A fitoquímica, por exemplo, une a química à fisiologia do metabolismo das plantas.Hoje a botânica é uma importante disciplina científica que apresenta várias subdivisões. De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o programa básico da botânica é dividido em cinco subáreas, podendo incluir as seguintes linhas de pesquisa:Botânica Aplicada
 
Biologia da reprodução; Biologia geral; Fenologia; Polinização; Cultura de tecidos;
Fitoquímica; Interação microrganismos-planta; 
Fisiologia VegetalNutrição e crescimento vegetal; reprodução vegetal; ecofisiologia vegetal; Fitogeografia
 
Dinâmica de vegetação; sensoriamento remoto; ecologia vegetal;  Morfologia Vegetal; 
morfologia externa; citologia vegetal; anatomia vegetal;
PaleobotânicaPalinologia; paleoecologia;  Taxonomia vegetal; taxonomia de Criptógamas; taxonomia de Fanerógamas;           
1 5 1