Respostas

2014-09-01T16:23:51-03:00
  nos meios de produção da arquitetura; na linguagem arquitetônica adotada e na sua teorização. Esta ruptura, que se manifesta a partir do Renascimento, caracteriza-se por uma nova atitude dos arquitectos em relação à sua arte, passando a assumirem-se cada vez mais como profissionais independentes, portadores de um estilo pessoal.

É também um momento em que as artes manifestam um projeto de síntese e interdisciplinaridade bastante impactante, em que as Belas Artes não são consideradas como elementos independentes, subordinando-se à arquitetura.

1.Século XV e início do XVI. Considerado o período da Alta Renascença, no qual atuam arquitetos como Donnato Bramante e Leon Battista Alberti.
1 Periodização
2 Características gerais
3 História da Arquitetura Renascentista
3.1 A cúpula da Santa Maria del Fiore
3.2 Domínio da linguagem clássica
3.3 A superação do classicismo
3.3.1 Maneirismo
4 Difusão da arquitetura renascentista na Europa


PeriodizaçãoA história da arquitetura do Renascimento, como um todo, costuma ser dividida em dois grandes períodos:

1.Século XIV e início do XV. Neste primeiro momento destaca-se a figura de Filippo Brunelleschi e uma arquitetura que se pretende classicista, mas ainda sem o referencial teórico e, principalmente, a canonização, que caracterizará o período seguinte.
2.Século XVI. Neste momento, as características individuais dos arquitectos já começam a sobrepor-se às da canonização clássica, o que irá levar ao chamado Maneirismo. Atuam arquitectos como Michelangelo, Andrea Palladio e Giulio Romano.

1 5 1