QUESTÃO 3

Leia a citação abaixo, extraída do artigo científico intitulado Entre o projeto de modernidade e a efetivação da democracia: marcas deixadas na construção da vida social brasileira, de Giselle Silva Soares.

A questão da democracia é decisiva para a vida social brasileira, inclusive seus "limites puramente formais-liberais", pois seu "caráter elitista e autoritário" assinalou toda a "evolução política, econômica e cultural do Brasil", inclusive nos "breves períodos democráticos". Em decorrência desse fato, às forças populares caberia a inversão da "tendência elitista" presente no cenário sociopolítico brasileiro, eliminando suas "consequências nas várias esferas do ser social brasileiro", uma vez que tal elitismo se reveste como "profunda renovação democrática do conjunto da vida brasileira". (COUTINHO, 1980, p. 33).

Coutinho, na citação supracitada, institui às forças populares o papel predominante de inversão da tendência ao elitismo, que viabiliza as distorções, nas várias esferas do ser social brasileiro. Apresente suas considerações sobre o entendimento do que vem a ser este ser social.

1
tens a resposta?!

Respostas

2014-09-11T20:19:31-03:00
A versão a cultura politica e democratica implatada no Brasil, seria muito mais que mudança iria além do que formamlmente pensariamos ser capaz. O elitismo sendo banido dessa nação não é aceitavel! Seriamos um país lindo aonde não  houvese classes diferentes ou que o povo como sua maioria pudesse tomar as decisões?  Ao me ver seria catastrófico...  no mundo real  não é possivel, pois com tantas ideias diferentes o Brasil não teria conseguido sair da època dos indios sem um grupo para pensar se arriscar ou levar a culpa o elitismo por mais que seja ruim é necessario...Já que a grande maioria Brasileira nao iria querer em socialismo!
7 2 7