QUESTÃO VALENDO 55 PONTOS!
Segundo Habermas, uma das atuações políticas se dá por meio do “diálogo consensual”, que, apesar do nome, não precisa necessariamente designar um consenso absoluto. O termo significa uma abertura de ambas as partes para um diálogo, para que um lado possa entender o outro. No entanto, aqui, entendimento não significa obrigatoriamente aceitação.
Agora, observe a imagem.
a. A interpretação do texto se assemelha à interpretação da charge, uma vez que, na imagem, um personagem está ofendendo o outro, chamando-o de político, assim como dizia Habermas.
b. Habermas afirma que, para o diálogo ser realmente consensual, deve haver um acordo pleno entre ambas as partes, no entanto, cada uma tem que buscar ser favorecida primeiramente e depois favorecer a sociedade como um todo.
c. Pode-se dizer que a charge demonstra a mesma ideia correta de ato político em Habermas, uma vez que está subentendido que na imagem há um diálogo consensual.
d. A imagem trata de um diálogo consensual, no entanto, não parece haver aceitação da ideia do outro, uma vez que os personagens parecem estar irritados.
e. A política é uma relação interpessoal ou intersubjetiva expressada por meio do diálogo consensual na busca de um diálogo razoável.

Obs: Não é a letra D.
Com a justificativa da resposta, por favor.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-09-01T22:08:32-03:00
Eu acho que é a letra E é a mais razoável  pois Habermas Diz que tem que Haver uma  abertura de ambas as partes para um dialogo,mais não é isso que acontece na charge.  
5 4 5