Respostas

2014-09-01T21:21:12-03:00
Esta carena, como às vezes é conhecida, não aparece em alguns pássaros que não voam, como a ema e o avestruz, nem nos esqueletos do fóssil Arcaheopteryx - provavelmente, porque este ancestral das aves ainda não havia desenvolvido a capacidade de voar de verdade.

As ratitas são aves que não voam : têm o osso esterno achatado ; em geral são grandes e pesadas , mas, com asas pequenas . É por essa razão que não podem voar . Embora sejam excelentes corredoras, como o avestruz e a ema . Outros exemplos de ratitas: são o emu e o casuar, aves com asas muito rudimentares, e o quivi; praticamente, desprovido de asas. Entre essas aves, somente, a ema é encontrada no Brasil . As carinatas são as aves voadoras: possuem o osso esterno em forma de quilha ou carona , onde se prendem músculos fortes que movimentam as asas . Entre as aves carinatas, encontramos, também, os pingüins . Na verdade os pingüins não voam , mas usam toda a força dos seus músculos peitorais para nadar.A evolução no sentido de um voo poderoso deu às aves esqueletos muito diferentes dos outros animais.
O aspecto mais evidente numa ave voadora como o corvo é a grande quilha, projeção do esterno onde se inserem os músculos das asas.
4 3 4