1- qual e a velocidade de escape de um foguete sob a influencia da aceleração gravitacional terrestre??
2- quando um satélite artificial se encontra em orbita circular em torno da terra:
a- existe alguma força atuando sobre ele.
b- qual é o aguente responsável por essa força?

3- em relação aos satélites estacionários . responda:
a- qual é o período de um satélite estacionário?
b- por que que ele recebe a denominação estacionário??

4-explique como é feita a comunicaçao via satélite.

2

Respostas

2014-09-02T01:32:34-03:00
1= 11,3km/s
2= a- Existe. A força da gravidade, faz com que ele caia em sincronia com a curvatura da terra.
b- A força de atração do campo magnético da terra.
3= a- 24horas 
b- pelo fato de se apresentarem "parados" m relação a superfície da terra.
4= através de ondas de radio emitidas por satélites artificiais que orbitam em torno da terra.
1 4 1
Respondeu oq eu nn sabia e nn achei rs ajudou há mim é há ela obgd !
A melhor resposta!
2014-09-02T01:46:42-03:00
1 - Velocidade de escape (Vo) e
Vo = √  ( 2GM /R )
G = Constante de gravitação universal
M= Massa da terra
R = Raio da terra
Substituindo os valores vem : Vo ~ 11,3 km/s
2- 
a) A força da gravidade faz com que o sateleti  seja atraido e sua velocidade faz com que ele caia em sincronia com a curvatura da terra . Com esses fatores (Queda e velocidade) se acha a orbita desejada com que ele circule em torno da terra se aumentar a velocidade ele sobe, se diminui ele cai . 
b) Sim . Tem um complemento na "A"
3- 
a) Seu periodo e de 24 horas ( igual ao de rotação da terra)
b) ---- 
4- Os satelites  de comunicação com sinal de Tv ou telefone costumam ser polares ou equatoriais se a velocidade de rotação de u satelite for igual a velocidade de rotação da propria terra , o satelite mantem-se sempre acima do mesmo ponto sobre o equador . 

1 5 1