Questão 1

Nota:
Não gerada




1-Analise as afirmativas abaixo sobre o absolutismo monárquico.I.O poder do rei absoluto era ilimitado.II.Apesar do nome, o poder pleno e total nas mãos dos reis absolutos nunca existiu.III.Um dos maiores exemplos de rei absolutista foi Luis XIV.São corretas:



Alternativas
1 - apenas I 2 - I e II 3 - I e III 4 - II e III



















Questão 2

Nota:
Não gerada




Relacione as características a seguir com seus respectivos pensadores.1. Maquiavel2. Hobbes3. Bodin...(
) afirmava que a virtude e a esperteza de um príncipe fariam com que
conseguisse se servir da fé de seu povo para conduzi-lo à obediência da
lei civil.( ) defendia a tese que parte do princípio que o rei
foi escolhido por Deus para ter tal cargo e que, portanto, ele seria
alguém especial, afinal, em meio a toda a população humana, essa
multidão, ele teria sido selecionado, o que comprovaria sua
singularidade e importância.( ) parte do pressuposto que os
homens, se fossem deixados livres, acabariam por formar uma sociedade
onde nem eles mesmos conseguiriam sobreviverA ordem correta é:



Alternativas
1 - 3, 2 e 1 2 - 1, 2 e 3 3 - 1,3 e 2 4 - 2, 3 e 1



















Questão 3

Nota:
Não gerada




Analise o fragmento a seguir"O que ocorreria aos homens se
subtraíssemos de seu convívio tudo o que resulta da presença organizada
da sociedade e se extraíssemos deles todas as marcas dessa presença".
Dito em outras palavras, o que ocorreria se, por algum motivo, viesse a
se instalar uma guerra civil generalizada? O que os homens fariam se
todas as regras estipulando propriedades, obrigações, deveres e
responsabilidade fossem, de repente, subtraídas, e não existisse nada
concreto e definido para estipular o certo e o errado, o justo e o
injusto, a não ser as paixões, os sentimentos e desejos humanos?Tal fragmento faz parte de uma teoria criada para justificar a necessidade de existir um rei absoluto. De quem é esta teoria?



Alternativas
1 - Maquiavel 2 - Hobbes 3 - Bodin 4 - Bossuet



















Questão 4

Nota:
Não gerada




Max Weber é sempre muito citado na História por ter:



Alternativas
1 - o renascimento como o principal tema de seu trabalho. 2 - relacionado a religião protestante e o capitalismo. 3 - criado o conceito de alienação e mais valia. 4 - defendido o socialismo.



















Questão 5

Nota:
Não gerada




Analise o fragmento abaixo:Segundo seu biógrafo oficial, o
rei era um homem forte e de estatura superior à média. Possuiria
tendência à obesidade, devido ao bom apetite. Comia bastante, mas seus
alimentos eram simples: preferia carne de porco, alho, cebola, repolho,
favas e, em especial, queijos. Consta que não ingeria bebidas alcoólicas
e chegou a decretar que a embriaguez era um crime. Longe do luxo que às
vezes poderíamos vincular aos reis medievais, vivia com simplicidade.
Gostava que lessem os salmos para que ouvisse. Casado, mantinha algumas
amantes em sua casa. De qualquer maneira, não ficava muito em qualquer
de suas três residências, Heristal, Wormes e Aquisgrana. A grande
extensão de suas terras exigia que o rei estivesse sempre se locomovendo
para estar em contato com os súditos mais distantes. O fragmento refere-se a:



Alternativas
1 - Luis XIV 2 - Henrique VIII 3 - Napoleão 4 - Carlos Magno

2
Comentário foi eliminado

Respostas

2014-09-04T08:46:58-03:00
3,3,2,2,4 so confere para ter certeza
1 1 1
sim e deu erros.
vou tentar as do bity
ok se de certo me fale.
a resposta da Bity esta certa pode enviar sem medo 4,3,2,2,4
putz desculpa ai pessoal realmente n tinha certeza da primeira
A melhor resposta!
2014-09-04T09:27:09-03:00
1 - d
2 - c 
3 - b
4 - b
5 - d
3 5 3