Respostas

2014-09-02T13:33:17-03:00
O capitalismo industrial foi marcado por transformações na economia, na sociedade, na política e cultura. Uma de suas características mais importantes foi a de transformar da natureza, uma quantidade bem maior de produtos aos consumidores, o que multiplicava o lucro dos produtores.
1 5 1
2014-09-02T13:37:31-03:00
No século XIX as potências sobretudo europeias, mas também Rússia, Japão e EUA, lançaram-se a dominar militar e politicamente outras terras. Estas situavam-se nas mais variadas partes do globo: África, Ásia e Oceania. O controle dessas terras possibilitavam acesso à matérias-primas, mão-de-obra barata e mercado consumidor que tinham por objetivo manter o elevado padrão de vida das potências dominantes.
Essa corrida imperialista acirrou a concorrência entre as potências dominantes, a tal ponto que no início do século XX culminou na 1a Guerra Mundial.
A razão dessa corrida imperialista foi primeiramente econômica, não importando o que as nações-colônia, teriam de passar: aumento de impostos, dominação política, aculturamento, etc.