COM O FIM DA GUERRA FRIA ESTABELECEU UMA NOVA ORDEM MUNDIAL UMA DAS FORMAS DE ORGANIZAÇÕES DESSA NOVA ORDEM APRESENTA UM MUNDO DIVIDIDO ENTRE PAÍSES DO NORTE ,DESENVOLVIDOS (RICOS) , E DO SUL , SUBDESENVOLVIDOS (POBRES ). QUAIS AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS QUE INTENSIFICARAM ESSA DIVISÃO DE INTERESSES ?ajuda gente

2

Respostas

2014-09-02T17:24:48-03:00
A divisão Norte-Sul é de ordem econômica. É uma das várias formas de se regionalizar ou agrupar países, atualmente. O fim de Guerra Fria despertou às nações as questões ambientais. Evidentemente, discutia-se amplamente as questões ambientais contemporâneas à Guerra Fria. Essa temática, porém, tomou enorme amplificação com o fim da Guerra, pois o mundo se voltava à ameaça do holocausto ambiental. Diversos temas passaram a ser cotidianos: aquecimento global, chuvas ácidas, inversão térmica, mudanças climáticas, etc.
E, essas questões, viraram objeto de barganha das nações ricas para as pobres. Só lhes eram possível ajudas financeiras condicionadas à preservação ambiental, quando os próprios degradavam ou já degradaram seus ambientes.
São atualmente os maiores degradadores e os maiores promotores da degradação, os países do Norte, de forma direta ou indireta, entre as quais, por meio de suas empresas transnacionais, por atuarem em diversos países. A mão que degrada é a mesma que pune.
2014-09-02T20:39:12-03:00
Alguns países acreditaram que danos ambientais como a poluição sao efeitos colaterais do desenvolvimento, e sem esse a prosperidade não ocorre; deste modo muitos "geralmente ricos" não acreditam em um modelo sustentavel já que este prejudicaria sua economia e  para que países considerados subdesenvolvidos possam crescer estes tambem terão de poluir não há um consenso