Respostas

2014-09-02T19:46:52-03:00
Hagiografia é um tipo de biografia, dentro do hagiológio, que consiste na descrição da vida de algum santo, beato e servos de Deus proclamados por algumas igrejas cristãs, sobretudo pela Igreja Católica, pela sua vida e pela prática de virtudes heróicas. 

A Igreja Católica considera a Hagiografia como um ramo da História da Igreja. Outras religiões, como o Budismo e o Islamismo mantém estudos equivalentes, acerca de homens e mulheres cujas biografias interessam ao culto ou à crença. 

Resumindo: 

hagiografia é livro que conta a história dos santos

Os nobiliários, também chamados Livros de linhagem eram anotações biográficas das famílias nobres e tinham um objetivo prático: alertar contra consórcios ilegítimos, incestos, perdas de direito em família, falta de reposição financeira por parte dos senhores e dos reis. Através dos nobiliários chegamos ao conhecimento de uma certa psicologia medieval. Os nobiliários se estendem do “Livro Velho” até o do conde de “Barcelos”., isso entre os anos de 1085 e 1300 dc.  Este último inclui lendas como as do rei Lear, a dona com os pés de cabra, a lenda de gaia (terra) e a lenda da mulher marinha
1 5 1