Respostas

2014-09-02T21:16:25-03:00
Os paralelos e meridianos foram criados justamente para melhores meios de localização, sendo assim são imaginários, não existe nada físico que demarque tais linhas. 
A distribuição é feita de tal forma: os paralelos são "traçados" tendo como base a linha do Equador. Esta divisão funciona de tal forma: a linha do Equador aos polos forma um ângulo reto (90º) sendo assim, foram subdivididos os paralelos, que serão classificados de acordo com a sua angulação em relação à linha do Equador. 
Os meridianos seguem o mesmo raciocínio, porém, terá uma angulação de 180º, pois são traçados verticalmente em relação ao meridiano de Greenwich, onde então serão divididos de acordo com o ângulo em relação ao meridiano de Greenwich, sendo esta, por exemplo, a que vai definir as horas.

8 4 8
2014-09-02T21:40:24-03:00
Imaginarias porque só existem no  papel (em tese) afim de facilitar a localizacao no globo.
merindianos: o meridiano de greenwich é o ponto zero.....apartir dele tem se as 24 divisoes de um total de 360 grau...o que marca as horas.....
os PARALELOS: comecam pela linha do Equador no sentido horizontal, tangente ao meridiano e com as mesmas divisoes descritas acima....só que em sentido contrario...horzontal.....

espero pelo menos ter ajudado ....:)