Respostas

2014-09-02T23:50:24-03:00
As chuvas e a luz solar promovem o crescimento das plantas. A matéria orgânica que compõe estas plantas é denominada biomassa. A biomassa pode ser usada para gerar calor, eletricidade, combustíveis (etanol), produtos químicos etc.

EólicaO calor do sol direciona os ventos, cuja energia pode ser capturada através das pás das torres eólicas acopladas a turbinas  para gerar energia elétrica, ou acopladas a outros mecanismos para bombeamento de água, moagem de grãos, etc.

GeotérmicaEste é um tipo de energia renovável que não depende da irradiação da luz do Sol. A energia geotémica utiliza o calor advindo do núcleo da Terra para uma série de utilidades, como a geração de eletricidade por meio de turbinas a vapor, o aquecimento de residências, a geração de vapor para trabalhos mecânicos.

Hidrogênio
O hidrogênio é um gás insípido, inodoro e incolor. É o elemento mais abundante no universo. No entanto, não é encontrado livremente na natureza, mas pode ser extraído como composto em diversas substâncias, como água ou gás natural. 

HidroA água é capturada através de turbinas hidráulicas para gerar eletricidade, que é a energia solar. Em pequenas vazões, também pode ser usada para gerar energia mecânica, como em moagem, bombeamento de água etc.

 
SolarA energia solar propriamente dita pode ser usada diretamente para o aquecimento de edificações e da água; e para gerar eletricidade, entre outras aplicações comerciais.

A melhor resposta!
2014-09-02T23:52:34-03:00
Um parque energético diversificado permite atravessar carências ou escassez quando ocorrem em certo setor. Por exemplo, se há estiagem (falta de chuvas), a energia solar e eólica podem ser utilizadas; o contrário também ocorre.
Por sua vez quando um país está atrelada a um restrito uso de matriz energética, corre-se o risco de haver apagões generalizados, ou falta de energia básica, como a que abastece os domicílios.
E. hídrica - É renovável, e, quando usada racionalmente, não falta;
E.eólica - Oriunda dos ventos também é constante. Muito comum próximo ao litoral;
E. solar - Excelente para países de clima equatorial e tropical como o Brasil;
E. nuclear - É produzida num espaço geográfico pequeno, mas há o problema do descarte nuclear que é radioativo;
E. geotérmica - Própria para países onde há vulcões, gêiseres e outros termais;
E. gravitacional - Proveito que se tem da força da gravidade, atuando sobre a água. Esse efeito gira turbinas gerando energia;
Biomassa - Proveito que se têm de recursos vegetais, como a cana, milho, soja, mamona; têm baixo índice de poluição, porém, estimula a monocultura e a manutenção de latifúndios;
E. fóssil - Petrolífera e carbonífera. Não é renovável, mas na atualidade é amplamente usada para diversos fins.
2 5 2