A linha do equardo e de aproximadamente 40.000km, e sabendo que a linha do equardo e a mesma que circuferencia da terra. responda:
a) qual a distancia entre um ,que navega no oceano pacifico ao centro da terra?
b) qual a menor distancia entre nadey e adrevelson, sabendo que adrevelson esta no outro estremo do planeta

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-09-03T11:18:45-03:00
O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.400.000 km²,1 cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste. Seu nome deriva-se de Atlas, uma divindade da mitologia grega. É por isso que, às vezes, o oceano Atlântico é referido como "mar de Atlas". A menção mais antiga sobre seu nome é encontrada em Histórias, de Heródoto, por volta de 450 a.C. Antes dos europeus descobrirem outros oceanos, o termo "oceano" foi sinônimo de todas as águas que circundam a Europa Ocidental e que os gregos acreditavam ser um grande rio que circundava toda a Terra. Esta denominação desapareceu, no entanto, na Idade Média, altura em que se utilizava o nome de Mar Ocidental ou Mar do Norte. O responsável pelo reaparecimento do nome "Atlântico", foi o geógrafo Mercator ao colocá-lo no seu célebre mapa do mundo em 1569. A partir deste momento a nomenclatura da idade média foi gradualmente sendo subsituída por este nome, que subsistiu até aos nossos dias.2 O oceano Atlântico apresenta uma forma semelhante à letra S. Sendo uma divisão das águas marítimas terrestres, o Atlântico é ligado ao oceano Ártico (que em algumas vezes é referido como sendo apenas um mar do Atlântico), a norte, ao oceano Pacífico, a sudoeste, e ao oceano Índico, a sudeste, e ao oceano Antártico, a sul. (Alternativamente, ao invés do oceano Atlântico ligar-se com o oceano Antártico, pode-se estabelecer a Antártida como limite sul do oceano, sob outro ponto de vista). A linha do Equador divide o oceano em Atlântico Norte e Atlântico Sul. Com um terço das águas oceânicas mundiais, o Atlântico inclui mares como o Mediterrâneo, o mar do Norte, o Báltico e o mar das Caraíbas (Caribe).
3 3 3
2014-09-03T11:36:39-03:00
A medida da circunferência é dada por 2 * pi * R.
Onde pi = 3,141592654
Resposta a)
R = raio
C = 2 * pi * R
40000 = 2 * pi * R
R = 40000 / 2 * pi
R = 6366,197724km
Resposta b)
Se nadey e adrevelson são opostos extremos, a distância é dada por 2 * R, que seria o diâmetro da circunferência.
2 * 6366,197724 = 12732,39545km
1 5 1