Respostas

A melhor resposta!
2014-09-03T15:07:38-03:00
As Guerras Médicas ocorreram entre os povos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.
Já a guerra do Peloponeso foi um conflito armado entre Atenas (centro político e civilizacional por excelência do mundo do século V a.C.) e Esparta (cidade de tradição militarista e costumes austeros), de 431 a 404 a.C. Sua história foi detalhadamente registrada por Tucídides e Xenofonte. De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que o mesmo despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.

Ou seja, ambas foram entre og gregos, mas as guerras medicas foram entre vários povos gregos e por disputa territorial, enquanto que a do peloponeso foi apenas entre Esparta e Atenas, simplesmente porque Esparta temia o crescimento do poder ateniense, e não por território, como a primeira
4 5 4