.1) A formação da sociedade brasileira não pode ser comparada com nenhuma outra. Não por não serem encontradas semelhanças de instituições e relações aqui e em outras nações, elas podem existir, mas no conjunto da composição do povo brasileiro há peculiaridades, singularidades, formadoras de elementos sociais e políticos vitais para entender o poder no Brasil. A escravidão aliada ao latifúndio monocultor gerou um mando de uma oligarquia detentora não só do controle da economia colonial, mas do poder institucionalizado e praticado.
Sobre esta questão, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

1. A formação brasileira obedeceu ao mando burocrático urbano, constituído de senhores que detinham o controle comercial nas regiões produtoras. O grande proprietário ficou renegado a um papel marginal de atender aos interesses da empresa mercantil.

2. O mando agrário brasileiro, forjado no início da colonização com a instalação da monocultura açucareira e a exploração do trabalho escravo, se estendeu sobre a política, sobre a formação dos governos locais.

3. O "coronelismo" se transformou em um termo que associa o poder dos senhores através do controle de aparatos de repressão físico e econômico.

4. Este mando agrário forjou uma "casta" de beneficiados com as decisões do Estado, transformando-o em um instrumento de seus interesses.

Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.

Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.

Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.

Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.

Todas as alternativas estão corretas


1

Respostas

2014-09-04T16:49:08-03:00
Acho que é todas............
1 1 1