Respostas

2014-09-03T18:31:43-03:00
É mais simples dizer onde n se usa, pq a lista é bem menor!
A melhor resposta!
2014-09-03T18:33:47-03:00
 Obedecemos ao regulamento.                  
                    ( a + o )
Não há crase, pois o encontro ocorreu entre duas vogais diferentes.

Mas: Obedecemos à norma.               
                            
( a + a )
Há crase pois temos a união de duas vogais iguais ( a + a = à )

Regra Geral: Há crase sempre que o termo antecedente exija a preposição a;  o termo conseqüente aceite o artigo a. 
Fui à cidade.
( a + a = preposição + artigo )( substantivo feminino ) 
Conheço a cidade.
( verbo transitivo direto – não exige preposição )( artigo )( substantivo feminino )

Nunca ocorre crase: 
1) Antes de masculino.
Caminhava a passo lento.           
          (preposição)
 
2) Antes de verbo.
Estou disposto a falar. 
                
(preposição)
 
3) Antes de pronomes em geral.
Eu me referi a esta menina.
(preposição e pronome demonstrativo) 
Eu falei a ela.
(preposição e pronome pessoal) 
4) Antes de pronomes de tratamento.
Dirijo-me a Vossa Senhoria.
    (preposição) 
1 5 1