Ouvir uma canção mexe com os nossos sentimentos, com nossa história, com nossas preferências, no entanto, quando vamos utilizar a canção como fonte para o estudo ou o ensino de História, todos os nossos sentimentos devem ser deixados de lado, em nome da Ciência. Sendo assim, quanto à utilização da música como fonte para trabalhar com a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS
A apropriação de músicas no ensino deve ser tratada como um mero instrumento de ilustração do conteúdo trabalhado.
Quando utilizamos a música em sala de aula, devemos nos preocupar em levar canções intelectualizadas, portanto devemos nos ater as canções apenas que retratam a versão correta da história.
Fazer uso da música como mera ilustração do conteúdo pode ser algo ultrapassado, pois não promove o pensamento crítico do aluno, nem o leva a se interrogar sobre sua historicidade, já que o mesmo está condicionado a olhar as canções como alegorias ilustrativas e até mesmo a desprezá-las, pois o mesmo não sabe "pensar a canção" e sim escutá-las e, na maioria das vezes, desvinculá-las de seu período histórico.
Não é aconselhável trabalhar com músicas em sala de aula, principalmente quando se trata de discutir um tema tão específico quanto é a história e cultura afro-brasileira e indígena.

1

Respostas

2014-09-03T21:17:48-03:00
Letra B, Quando utilizamos ....