Respostas

2014-09-03T23:12:13-03:00
População: pessoas de origem e cultura árabe são maioria na região, mas há predomínio de persas no Irã e de turcos na Turquia. O islamismo, seguido por mais de 65% da população do Oriente Médio, é o grande fator de unidade regional. Apenas em Israel a maioria não é mulçumana, mas judia. Turquia e Líbano possuem minorias católicas.

Economia: Israel é o único país desenvolvido da região e detém indústria variada e agropecuária moderna. Nos outros países, a economia baseia-se na exportação de petróleo (sua maior e, muitas vezes, única fonte de renda). A maioria dos habitantes, destituída dos lucros do petróleo, sobrevive de atividades como pastoreio nômade e agricultura (nas poucas áreas úmidas).

Política: sua instabilidade característica é agravada pelo crescimento do fundamentalismo islâmico que prega o fim do Estado Laico e das relações com o ocidente. O Irã exemplifica essa situação: Estado teocrático, considera o ocidente decadente e responsável pelo afastamento dos valores religiosos. Seu governo cerceia meios de comunicação e refuta as exigências internacionais de respeito aos direitos humanos, à liberdade de imprensa e ao controle da energia nuclear.