Respostas

2014-09-04T15:04:52-03:00
Ambas as ferramentas são da área de marketing de Administração, com uso para a Gestão Estratégica.

A matriz SWOT é uma análise do ambientes micro e macro, de forma a verificar a situação da organização e onde que terá algum investimento.
Consiste em separar no ambiente interno as Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness) e no ambiente externo as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), de modo a saber como está a situação da empresa e o que pode e/ou necessita de alguma ação, além de ver as formas que poderão ser feitas, a depender de suas capacidades.

A matriz BCG é uma ferramenta na qual divide os produtos ou serviços em Estrela, Garoto-Prodígio (ou Interrogação), Vaca leiteira e Abacaxi.

Vaca leiteira é o produto ou serviço consolidado que possui uma grande participação no mercado.
Estrela, como o próprio nome já diz, é um serviço ou produto que está em alta demanda, trazendo um bom retorno.
Abacaxi é o serviço ou produto que não traz bons resultados, mas são essenciais para a manutenção da empresa, já que, em geral, quem consome pode utilizar outros produtos e serviços.
Garoto Prodígio ou Interrogação é um produto ou serviço que está sendo bem visado, mas não está ainda consolidado, portanto precisa ser bem trabalhado inda dentro do mercado, já que ele, no futuro, acaba por virar Estrela, Vaca leiteira ou Abacaxi.
2 4 2