Me responda lendo o soneto de contrição de vinicius de morais ? A linguagem empregada no texo é fingurada afetiva contruida a partir de imagens.
a) Na 1ª estrofe do poema coloca- se em evidência o amor e a dor.
.Qual é a consequencia de amar tanto Maria ?
Que circunstancia esse fato exprime em relacão á alma do eu lírico?

b) Nas demais estrofes são empregadas algumas comparaçães.
.A que é comparado o coração do eu lirico?
. o que é melhor: a ausência ou a presença da mulher amada? justifique sua resposta.

1

Respostas

2013-03-21T20:40:08-03:00

a. A consequência de amar tanto Maria é uma dor que parece uma doença, e que só faz com que ele fique mais encantado, mais apaixonado por ela.

 

    A circunstância que esse fato exprime em relação à alma do eu lírico é a de que ele é escravo do amor de Maria. A pesar da dor ele continua a amando cada vez mais. A dor só torna o amor maior ainda. Ele vive numa situação de dependência afetiva e se submete ao sofrimento para poder continuar adimirando aquela mulher.

 

b. O coração do eu lírico está vazio porque seu amor está longe. Então ele se compara com uma crianças que está andando sem rumo numa amplidão vazia. O coração e a criança andam sem rumo num imenso vazio.

 

Segundo o poema, a saudade, ou seja, a ausência da mulher amada é melhor, porque se ela estivesse perto, o amor não seria tão divino. Amar aquela mulher é uma coisa divina, intocável, uma coisa santa, pura, que deve ficar numa espécie de altar. Estar longe desse amor sublime é algo que traz calma ao coração do eu-lírico, mas esse amor é tão humilde que só quer dar, não precisa receber, na verdade nem quer receber amor de volta para não tirar a divindade do ser amado.

7 4 7