Em fevereiro de 2005, foi noticiado na imprensa de todo o país um episódio de contaminação de pessoas pelo agente causador da doença de Chagas em Santa Catarina.Segundo boletim do Ministério de Saúde, 3 das 24 pessoas contaminadas morreram em decorrência da fase aguda da doença. Sobre a doença de Chagas, assinale a alternativa correta:

a) É uma doença infecciosa, causada por protozoário flagelado, que se caracteriza por uma fase inicial aguda,podendo evoluir para uma fase crônica com comprometimento cardíaco.

b) A transmissão natural,ou primária,é a vetorial e se da através da ingestão de alimentos contaminados pelas fezes de insetos conhecidos como "barbeiros", "chupanças","chupões".

c) O Trypanosoma cruzi,causador da doença de Chagas, é um protozoário ciliado de vida parasitária, que ocorre principalmente no trato digestivo dos "barbeiros"

d) O "barbeiro", vetor da doença de Chagas, pica os seres humanos, transferindo o Trypanosoma cruzi da sua corrente sanguínea para a corrente sanguínea humana.

e) O Triatoma infestans é o único vetor conhecido da doença de Chagas estando as principais medidas de prevenção centradas no seu combate

PRECISO PARA HOJE GENTE!!! ME AJUDEM

1

Respostas

2013-08-22T10:45:23-03:00
Alternativa B. É uma forma de contaminação mais difícil, mas tem como ter doença de chagas ingerindo alimento contaminados com as fezes do barbeiro, principalmente em açaí e cana.