Como é e como funciona a Ressonância Magnética Nuclear?

2
Elétrons e Prótons (e outras partículas) apresentam um momento angular de rotação conhecido como spin. A este momento angular associamos um momento magnético (uma analogia com a física clássica seria considerar que uma corrente elétrica em um fio da origem a um campo magnético em outras palavras estas partículas se comportam pequenos imãs).

Respostas

2013-08-21T20:37:04-03:00
 é uma técnica que permite o estudo de partículas e moléculas a fim de descobrir sua composição e estrutura.
A melhor resposta!
2013-08-21T20:40:37-03:00
O núcleo de um átomo possui um momento angular de spin que é invariante para cada átomo e este spin está conectado ao momento magnético do núcleo.Um núcleo com momento magnético na presença de um campo magnético externo se orienta com este campo. Caso este momento magnético nuclear, spin do núcleo, seja perturbado ele irá se reorientar realizando um processo de precessão com uma frequência angular ω. Para que haja esta perturbação são gerados pulsos magnéticos na frequência ω e esta interação entre o campo magnético alterno e o spin do núcleo caracteriza-se como o efeito de ressonância.

1 5 1