Respostas

2013-08-22T12:18:35-03:00
O conceito de permutar e de fatorar estão bem relacionados. Quando falamos de permutação já ligamos este pensamento à mistura dos elementos, troca de posições. Quando desejamos permutar alguns elementos, o faremos de forma completa, encontrando todas as posições possíveis de arranjar tais elementos.

Quando calculamos uma permutação, estamos calculando todas as possibilidades que existem para organizar os elementos de um determinado conjunto.
um exemplo:De quantas maneiras diferentes podemos organizar um número com 4 algarismos (sem repeti-los) utilizando os algarismos 6,7,8,9?Veja que há 4 possibilidades para dispor os números e 4 números para organizar. Com isso, podemos afirmar que estaremos utilizando todos os elementos disponíveis.

De tal modo, teremos 4 possibilidades para o primeiro algarismo do número, 3 possibilidades para o segundo algarismo, 2 possibilidades para o terceiro e 1 possibilidade para o quarto.

Ao multiplicarmos estas possibilidades, obteremos a seguinte expressão:
4*3*2*1=4!  (Este resultado nos dará a quantidade de possibilidades que temos para formar um número com 4 algarismos utilizando os números 6,7,8,9.)
Fatorar uma expressão algébrica significa escrevê-la na forma de um produto de
expressões mais simples.