não consigo justificar a seguinte frase " a infancia portanto, pode ser vista alegoricamente como elemento capaz de desencantar (ou re-encantar) o mundo da razão instrumental, trazendo a tona a critica do progresso e da temporalidade linear do seculo das luzes

1

Respostas

2013-03-17T22:12:39-03:00

Vamos por partes =]

"A infância portanto, pode ser vista alegoricamente como elemento capaz de desencantar (ou re-encantar) o mundo da razão instrumental..."  Bem, o locutor está se referindo à infância como algo alegre que mostra o quão ruim é esse "mundo da razão instrumental", que é basicamente o tempo adulto. Razão instrumental se refere às atitudes racionais que são feitas "sem pensar". Sem um olhar crítico, como trabalhar e não se importar com a família ou o bem estar. 

"Trazendo a tona a crítica do progresso e da temporalidade linear do século das luzes." Agora é dito que, em um conceito mais básico, traz a tona a crítica de que você deve se tornar uma pessoa do seu tempo, pois o tempo é linear, ou seja, não volta. E "século das luzes" é uma referência ao Iluminismo, quando as pessoas buscavam o maior uso da razão.

Desculpa a demora, era realmente difícil. Abraços e boa noite! 

1 4 1