Respostas

2013-03-18T14:08:17-03:00

é mais ou menos o sujeito da ação ou q dá nome ao sujeito!!!!!!!!!!!!!

 

A melhor resposta!
2013-03-18T14:21:22-03:00

 Complemento Nominal

   É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição.

Exemplos:

Cecília tem        orgulho                da filha.
                        substantivo          complemento nominal

Ricardo estava   consciente        de tudo.
                               adjetivo       complemento nominal

A professora agiu       favoravelmente      aos alunos.
                                             advérbio        complemento nominal

Saiba que:

  O complemento nominal representa o recebedor, o paciente, o alvo da declaração expressa por um nome. É regido pelas mesmas preposições do objeto indireto. Difere deste apenas porque, em vez de complementar verbos, complementa nomes (substantivos, adjetivos) e alguns advérbios em -mente.

4) Agente da Passiva

   É o termo da frase que pratica a ação expressa pelo verbo quando este se apresenta na voz passiva. Vem regido comumente da preposição "por" e eventualmente da preposição "de".

Por Exemplo:

  A vencedora           foi escolhida               pelos jurados.
      Sujeito                      Verbo                     Agente da 
      Paciente                 Voz Passiva                 Passiva

Ao passar a frase da voz passiva para a voz ativa, o agente da passiva recebe o nome de sujeito. Veja:

Os jurados             escolheram                a vencedora.

   Sujeito                      Verbo                        Objeto Direto

                                    Voz Ativa

Outros exemplos:

     Joana                é amada           de muitos.

Sujeito   Paciente                   Agente da   Passiva

 

   Essa situação        já era conhecida         de todos.

Sujeito  Paciente                               Agente da  Passiva

                                              

Observações:

a) O agente da passiva pode ser expresso por substantivos ou pronomes.

Por Exemplo:

O solo foi umedecido 

pela chuva.

 (substantivo)

 

Este livro foi escrito 

por mim

. (pronome)

 

b) Embora o agente da passiva seja considerado um termo integrante, pode muitas vezes ser omitido.

Por Exemplo:

O público não foi bem recebido. (pelos anfitriões)
1 5 1