Conhecida como uma das “novas abordagens de administração”, o “Toyotismo” ou modelo japonês, diferente do modelo ocidental, procurou melhorar os processos. De que maneira isso tornou-se possível? Alternativas: Através da redução de desperdícios nas linhas produtivas com ênfase na qualidade. Através do uso de tecnologias mecanizadas que melhorariam a eficiência. Através do uso das informações ambientai que melhorariam a tomada de decisões. Através de um rígido sistema de gestão dos tempos e movimentos de produção. Através da adoção de sistemas flexíveis de gestão e da descentralização do poder.

1

Respostas

2013-03-18T17:32:00-03:00


- Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa.

- Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado. 

- Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.

- Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.

- Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.

- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.