Respostas

2013-08-25T09:36:15-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Carla, bom dia.

O índice de rotatividade, ou de rotação, ou de giro dos estoques de um determinado período (geralmente um ano) é dado pela relação entre o custo das mercadorias vendidas (CMV) e o valor médio dos estoques (E_m), ambos apurados no mesmo período.

Assim:

Giro=\frac{CMV}{E_m} \Rightarrow 21=\frac{486.400}{E_m} \Rightarrow
\\\\
E_m=\frac{486.400}{21} \Rightarrow \boxed{E_m=R\$\ 23.161,90}
Carla, observe que, no cálculo do índice de giro dos estoques, utiliza-se o custo das mercadorias vendidas e não o valor das vendas. Isto se deve ao fato das vendas incluírem, em seu valor, o lucro praticado pela empresa. Se utilizássemos o valor das vendas, estaríamos comparando quantidades em bases de cálculo diferentes e o índice medido são refletiria a realidade. Tanto o custo das mercadorias como os estoques são registrados na Contabilidade pelo seu valor original, sem ágio.