Respostas

2013-03-18T17:31:59-03:00

A Terra não é redonda,.

A Terra tem excentricidade 0,0167.Explicando: Excentricidade é a relação entre, num Círculo e numa Elipse, de seu raio mair e seu raio menor. Quanto mais PRÓXIMO de zero for a excentricidade de uma esfera, mais REDONDA ela é, a ponto de que 0 seria PERFEITAMENTE redonda.

Devido a Terra ter excentricidade tão próxima de zero, dizemos que ela é redonda (e realmente é praticamente redonda). Isso se deve a um fator primário e vários outros causadores deste fator: à gravidade e aos fatores que estão relacionados ao "achatamento" ou não de qualquer outro planeta: Massa, densidade, composição, pressão superficial, etc.

3 4 3
2013-03-18T17:32:59-03:00

Porque Corpos grandes como a terra possuem campo gravitacional suficiente para aglomerar a matéria e distribuí-la de modo a que a energia acumulada seja a menor possível. Pode-se mostrar matematicamente que o formato esférico é o que leva ao estado de menor energia possível. Em corpos menores o campo gravitacional não é grande o suficiente para vencer as forças de coesão do material ali presente. É o caso de asteróides e cometas cujo formato está mais para formas de "feijão" ou "rochas" encontradas na superfície terrestre.

2 4 2